DIREÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA DO COLÉGIO ALVORADA.

Direção Pedagógica: Amélia Maria Xavier Vargas.

Direção Administrativa: Bruno Victor Monteiro.

Coordenadores Pedagógicos:

ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano): Marcia Cristina G. Bittencourt.

ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª e 3ª Série): Alessandra Maria Rodrigues.

Orientadora Disciplinar: Ademilde Martins.

Secretária Escolar: Etelvina Lacerda Lage.

Secretaria Administrativa: Erismar dos Santos Araújo.

Todo mundo nasce com a vontade de aprender.
Nós nascemos com a vontade de ensinar.

Ensinando, nós aprendemos e crescemos juntos com os nossos alunos.

Uma nova geração está surgindo...

Uma nova geração que sabe o que quer, que está ligada em tudo, que sabe fazer acontecer e aonde quer chegar.

Nós, do Colégio Alvorada sabemos a força dessa nova geração e da responsabilidade de educar cidadãos com princípios éticos e uma formação sólida, compatível com seus anseios.

Sim, preparamos nossos alunos para estudarem nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Mas vamos muito além disso.

Ao longo de 34 anos de história, temos muito orgulho de ter contribuído para a formação pessoal e acadêmica dos nossos alunos. Mais do que isso, de tê-los preparado para um mundo em constante transformação.

Acreditamos que a escola é um espaço de construção de conhecimento e de efervescência cultural.

Um espaço que cria condições para o aluno desenvolver modos de ser e conhecer, tais como a capacidade de pensar, e agir de forma ética e respeitosa, ser competente e disciplinado, sintético e criativo no domínio e aplicação do conhecimento, para além do convencional.

Todos esses valores, quando vivenciados em uma instituição que fomenta incessantemente o desenvolvimento pessoal e profissional, forma cidadãos conscientes e com responsabilidade social atuante.

Para irmos mais longe é preciso caminhar juntos na direção certa.

Acreditamos no sucesso de quem acredita na gente.

Missão

A missão educacional pressupõe crença na vida, crença na capacidade de o homem compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda sociedade.

É, pois, nossa responsabilidade como instituição educacional entender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro para afirmar, com coragem e lucidez, os valores que fundamentam a vida criando condições para que as pessoas se desenvolvam integralmente.

Para nós, o crescimento é o valor que fundamenta a educação. Esse valor fundamental será trabalhado em três dimensões:

1 – Consciência de si;

2 – Relacionamento com o outro;

3 – Transcendência.

Visão

As necessidades do século XXI exigem um novo tipo de pessoa e consequentemente uma nova missão da escola: educar e preparar seus alunos, possibilitando-lhes entender, optar e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos da realidade em que vivem.

A educação deve organizar-se em quatro pilares do conhecimento:

- Aprender a conhecer, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas ao longo da vida;

- Aprender a fazer, gerando competências que tornem as pessoas aptas para enfrentar as diversas situações e o trabalho em equipe;

- Aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção da interdependência;

- Aprender a ser, estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia de discernimento e de responsabilidade pessoal.

Princípios e Valores

A função da educação é preparar indivíduos com habilidades e competências para intervirem no meio em que estão inseridos e provocarem melhorias para si próprios e para os outros.

O colégio Alvorada define como finalidades educativas promover entre os educadores e educandos:

- O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e a interpretação da realidade;

- A capacidade de utilizar, crítica e criativamente as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;

- A compreensão dos processos naturais e o respeito ao ambiente como valor vital, afetivo e estético;

- O desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação à saúde e à sexualidade;

- A autonomia, a cooperação e o sentido de corresponsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos;

- A competência para atuar no mundo do trabalho dentro de princípios de respeito por si mesmo, pelos outros e pelos recursos da comunidade.

- O exercício da cidadania para transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais;

- A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria educação de forma sistemática e assistemática.